quinta-feira, 25 de novembro de 2010

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

8º CONCURSO DE POESIAS NA EMEF ELIAS SHAMMASS

O nosso Concurso de Poesias teve início no ano de 2003 com o tema “Paz e Amor” e, de lá para cá, todos os anos o realizamos. Agora, em 2010, realizamos o 8º Concurso.

Esse Concurso surgiu da idéia de proporcionar aos alunos e a todos os funcionários, uma oportunidade de divulgar os seus talentos e mostrar o que sabem fazer de melhor, com espírito de competição, que serve como incentivo para que todos possam ousar, acreditar e participar.

Este ano, discutimos com a Equipe Escolar, no horário da JEIF e, assim, estabelecemos as regras para o Concurso. Em seguida, marcamos a data (20/10/2010) e partimos para a preparação da premiação.

Montamos kits com livros infantis da Disney (Cinderela, Bambi...) e livros infanto-juvenis, para a premiação.

Dentre as regras, ficou decidido que as primeiras séries escreveriam suas poesias em dupla e que cada série competiria entre si, para que houvesse maior igualdade na competição.

De cada série obtivemos o terceiro, o segundo e o primeiro lugar, que foram os premiados e prestigiados no dia do evento.

Claro que, antes de realizarmos esse evento, trabalhamos com os alunos, na Sala de Leitura, diversos tipos de poesias, através das leituras de livros de autores como Alice Ruiz, Marciano Vasquez (Uma dúzia e meia de bichinhos), Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes (A arca de Noé), Carlos Drummond de Andrade, Silvia Orthof, Almir Correa (Anúncios amorosos dos bichos), Tatiana Belinky (Limeriques) e outros, observamos os detalhes e as diferenças entre as escritas poéticas (rimas, sonoridade, ritmo, organização do poema, estrofe, versos, etc.)

Após leituras e discussões, os alunos selecionaram uma poesia (a gosto deles, porém dando preferência para poesias de Vinícius de Moraes) e leram para a turma, uma espécie de sarau.

Já na Sala de Informática, os alunos puderam pesquisar diversos autores e conhecer um pouco mais do mundo poético e dos poetas.

Os professores estabeleceram parceria conosco e, por fim, cederam, em suas aulas, o espaço para a produção das poesias dos alunos, dando as orientações necessárias em sala de aula.

Ao receber as poesias, nos reunimos com os professores da JEIF e selecionamos as consideradas melhores.

Partimos, então, para a elaboração dos slides com a apresentação das melhores poesias e a montagem do painel, com dos professores.

Vídeo - 8º Concurso de Poesias na Emef Elias Shammass

video

SEMANA DAS CRIANÇAS NA EMEF ELIAS SHAMMASS

video

PRIMAVERA E RECICLAGEM - PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

CONFECÇÃO DE ROUPAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

Com o início da Primavera, elaboramos o projeto “Reciclagem”, que é uma forma de incentivar os alunos e suas famílias a preservarem o meio ambiente.

Iniciamos com diversas leituras de livros que abordam assuntos como natureza, cores, animais e meio ambiente.

Os alunos da 2º série A, da professora Bete, ensaiaram uma peça teatral baseada na obra “Flicts” do escritor Ziraldo, que foi lida e trabalhada nas aulas de leitura. A obra retrata uma cor que era excluída por todos e que vivia à procura de amigos e de um lugar em que fosse incluída.

No dia da apresentação (Reunião de Pais), foi muito legal ver os alunos vestidos com suas cores e formando o jardim (cenário da peça). Além disso, foi nesse dia que realizamos os desfiles. Cada sala ficou encarregada de auxiliar os colegas, escolhidos pela turma, a elaborarem e confeccionarem suas roupas com materiais recicláveis. A escolha foi feita através de uma eleição em cada turma e, nesse momento, aproveitamos para falar sobre a democracia, o direito de escolha e sobre eleição, um assunto que todos nós brasileiros ouvimos e discutimos este ano. Cada sala teve um representante feminino e um masculino.

O desfile foi um sucesso, os alunos foram muito criativos e, para nós que acompanhamos o desenvolvimento, foi mais interessante ainda, porque percebemos que se tratou, realmente, de um trabalho coletivo (dos alunos). Os professores orientaram, deram ideias e trabalharam questões ambientais em suas aulas e a família também orientou (já que a intenção era atingir toda a comunidade e conscientizar da importância da preservação ambiental), porém, a conclusão, a preparação, os materiais utilizados e o desfile ficaram por conta deles.

Fomos apreciados com um verdadeiro desfile de moda. Por fim, todos participaram da escolha da melhor confecção: alunos, professores e os pais; uma experiência inesquecível.

A professora Marilda e a professora Celina apresentaram o desfile juntamente com os outros professores das turmas, que também apresentaram danças e peças teatrais envolvendo a natureza.

Parabéns a todos nós, que nos preocupamos com o meio ambiente e semeamos a conscientização sobre esse assunto em nossos alunos.

Parabéns aos alunos, que mostraram ter interesse, criatividade e boa vontade para confeccionar as roupas, que foi o primeiro passo para percebermos quantas coisas podem ser realizadas com materiais recicláveis.

VÍDEO - Primavera e Reciclagem - Preservação Ambiental

video