quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Biografia de Elias Shammass (O PATRONO)

De família libanesa, Elias Shammass nasceu em outubro de 1910, na cidade de Santos, estado de São Paulo. Faleceu em 26 de novembro de 1990, na cidade de São Paulo.
Casou-se em 16/11/1956 com Terezinha de Paula e Silva, com quem teve um único filho que recebeu o seu nome.
Órfão de pai aos noves anos, já aos dez anos de idade lecionava na própria escola onde estudava, no Externato Roland, em Santos.
Fez o curso secundário no ginásio Luso-brasileiro e no ginásio municipal Santista, onde se diplomou em 1929.
Durante os anos de 1927 e 1928 foi redator do jornal santista “Floral”, onde defendia o mundo estudantil de Santos. Ainda existem vários números do jornal.
Em 1930, ingressou na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, obtendo o diploma de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em janeiro de 1933, e colaborou com artigos em diversos jornais de São Paulo.
Participou da Revolução Constitucionalista de 1932, integrando o batalhão “Ibrahim Nobre” .
De 1931 a 1944 lecionou em vários colégios da capital. Entre eles, o colégio São Luís, onde ministrou aulas durante 15 anos.
Em 1948 exerceu o cargo procurador de Secretaria dos Negócios Internos e Jurídicos da Prefeitura de São Paulo.
Foi nomeado Diretor Geral da Secretaria da Câmara Municipal de São Paulo em 12 de outubro de 1948 quando se afastou para ser vereador, ficando durante oito anos.
Por duas vezes foi Presidente da Câmara em 1956, retornando ao cargo de Diretor Geral onde se aposentou em 1978.
Entre outros, nos seus projetos de trabalho, destacam-se:
-O monumento da Mãe Preta, localizado no Largo do Paissandu;
-A iluminação de Itaquera a Guaianases.

Elias Shammass foi o humanista, o professor, o homem, o pai de família e, mais do que isso, o cumpridor exato de seus deveres para com os colegas, para com os amigos, a sociedade e, especialmente, para com cada ser humano que teve a felicidade de acompanhá-lo na Câmara, com parcimônia, com prudência, com altivez e com solidariedade.

FONTES:
1-Esposa do Vereador Elias Shammass
2-Câmara Municipal através dos vereadores Aurelino de Andrade e Eduardo Matarazzo Suplicy.

Postado por: Aline Marcondes - monitora-Informática (manhã)

17 comentários:

  1. daiana4 ª c08 novembro, 2010

    sou da escola elias shammass eu adoro meus amigos meus professores entre outras coisas destas escola pois adoro tudo que aprendo minha professora e exelente encina varias coisas para min

    ResponderExcluir
  2. EU COM MUITO ORGULHO AMO O JHONATHA ELE É LINDO ELE É DO ELIAS!!!!!!!!!!!!!

    ESCOLA ELIAS SHAMMASS
    T AMO!!!!! Ç2

    o APILIDO DELE É JHOW-JHOW

    2008 É SO PROGRESSO

    THAU!!!!!! PARA TODOS AI

    ATÉ +.


    EU AMO TODOS AI DO ELIAS A ESCOLA + BOA DA REGIÃO

    UM BJ PARA TODOS OS PROFESSORES

    EU QUERIA ESTUDAR AI

    COLOCA MEU NOME NA LISTA

    BJS

    THAU!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. DESCUPA AI MANO POR ESSE COMENTÁRIO SÓ TAVA ZUANDO ESPERO Q NIMGUEM VEJA

    EU Ñ GOSTO DO JHOW-JHOW

    EU GOSTO DO GABRIEL O

    O NAMORADO DA BIANCA DA7°A

    GENTE ELE É LINDO


    NESSA ESCOLA SO TEM MENINO BONITO!!!!!


    COLOCA MEU NOME NA LISTA
    TBM!!!!!

    T AMO:GABRIEL

    O AMOR DA MINHA VIDA!!!!1

    ResponderExcluir
  4. elienai .................
    o elias chammass e muito legal

    menos certas lincon

    ResponderExcluir
  5. o lincon e legal

    ResponderExcluir
  6. lethicia
    nossa , mano os simbolo 1 é zuado o meu preferido é o 2
    lethicia
    4f
    votem no 2
    ta
    bjss

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. a diretora Suely se jogou para pegar uma moeda de um real que caiu no chão kkkkkkkkkkkk no elias shammass

    ResponderExcluir
  9. SALVE PESSOAU
    DO ELIAS

    ResponderExcluir
  10. sou da escola gosto de todos mais de vc
    lucia sou de tarde agora
    é a stefany
    lebra

    ResponderExcluir
  11. sou da escola gosto de todos mais de vc
    lucia sou de tarde agora
    é a stefany
    lebra

    ResponderExcluir
  12. o eu do elias shammass a escola é muito loka tem varias mina zika

    ResponderExcluir
  13. já estudei no elias e amei essa escola pena que agora moro na paraiba se não fosse assim colocaria meus filho nessa escola beijos para todos os professores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ta muito certo de volta para a sua terra natal muita muita sorte

      Excluir
  14. essa escola é um LIXO!!!
    QUER DIZER TODAS AS ESCOLAS SÃO.

    ResponderExcluir
  15. O Hino do Batalhão Ibrahim Nobre foi escrito por ele, por ocasião da revolução constitucionalista de 1932. Achei essa informação nos guardados de meu pai, num papel datilografado, datado de julho de 1932.

    ResponderExcluir

Comente aqui