segunda-feira, 31 de maio de 2010

LIVRO - A Troca

Por Lygia Bojunga:

"Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.

Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.

De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.

Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça.

Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.

Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.

Foi assim que, devagarzinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.

Mas como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra – em algum lugar – uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar".

2 comentários:

  1. Que texto maravilhoso! Quando estava pesquisando e li o texto, pensei: "Este texto precisa fazer parte da fundação de nosso Clube de Leitura." E lá estava o Samuel, como sempre, pronto para colaborar e ler o texto. Sem esquecer da colaboração do Walter e do Manoel na apresentação de outros textos. Valeu meninos!!! Garanto que vocês sempre recordarão este dia tão especial.
    Obrigada!
    Ah! Pedro, Carlos e Daniel foram 1000. Me ajudaram toda a manhã. Sem vocês eu não teria deixado tudo tão perfeito. Somos uma equipe.
    Beeeiiiijjjooosss!!!!!!!!!!
    Professora Lúcia

    ResponderExcluir

Comente aqui