segunda-feira, 31 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

"A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano. Indispensável em qualquer atividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida. Por isso, quem aprende a ler bem todo o tipo de texto adquire um valor seguro que nunca mais irá perder.
(…)
Para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual, para exercer uma cidadania ativa, é indispensável dominar a leitura. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão, no enriquecimento cultural e em tantos outros domínios, é encarada como uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir para poderem aprender, trabalhar e realizar-se no mundo contemporâneo.
                                                                         (in site do Plano Nacional de Leitura)

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

"A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo."
                                                                                                             Paulo Freire

 Afinal por que se afirma que é tão importante ler?
Para responder a essa questão, vamos lembrar que o texto - seja de que natureza for - está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. O processo da leitura exige um esforço que garante uma compreensão ampliada do mundo, de nós mesmos e da nossa relação com o mundo.

Na Roma antiga, o verbo "ler" - do latim legere - além de ler, também podia significar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar", "roubar". Para os romanos, então, ler era muito mais do que simplesmente reconhecer as palavras e frases dos outdoors de uma avenida, dos índices de desempregos noticiados nos jornais, do discurso político de um candidato à presidência da República, de um poema ou de um conto, de um romance ou de um filme.

Ler é compreender os discursos, mas também é completá-los, descobrindo o que neles não está claramente dito. Talvez "recolher" seja buscar as pistas que o texto tem, "espiar" seja distanciar-se um pouco e não de imediato aquilo que está sendo proposto, "tomar" e "roubar" talvez queira dizer estar prontos a captar, capturar, se apropriar daquilo que está escondido nas entrelinhas de um texto.

Um desfile de palavras vazias? É assim que a leitura se torna criativa e produtiva, pela descoberta dos sentidos do texto e a atribuição de outros. Do contrário, ela se torna apenas assistir a um desfile de letras, palavras e frases vazias, diante de olhos tão passivos, quanto sonolentos.

O mundo simbólico se amplia diariamente. A maior parte dos fenômenos, sejam de natureza política, econômica, social ou cultural, fazem parte de um registro contínuo do homem. Também a reinvenção da realidade por meio dos textos literários, que constroem uma nova linguagem, nos dá a dimensão das emoções, sentimentos, críticas e vivências do homem, na sua busca de sentido para a existência.

Nos contos, crônicas, romances, poemas, nos mais variados textos criados, há sempre um universo interior e exterior de pessoas que vivem ou viveram num determinado tempo e espaço. Ler os textos escritos e as diversas linguagens inerentes ao ser humano é ampliar o nosso próprio mundo simbólico, é desenvolver nossa capacidade de comunicar e criticar, enfim, é um ato contínuo de recriação e invenção.
(Carla Caruso é escritora e pesquisadora,  realiza projetos de capacitação
de professores no Estado de São Paulo.)                        

4 comentários:

  1. LER. LER. LER. LER.LER. LER. Só nisto se fala. Este é o nosso grande objetivo. Não ler, mas LER. Ler com amor, com prazer, entender, viajar, crescer, se fortalecer. É isto que desejo, passar todo meu amor pela leitura para vocês.

    Professora Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Através da leitura,temos a oportunidade de descobrir, conhecer e imaginar coisas incríveis. A leitura nos proporciona sensações, emoções e pensamentos diversos que mexem conosco e nos faz querer mergulhar nesse universo cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Oiê! Eu havia postado um comentário, mas ele sumiu!!! Vai de novo: Ler nos transforma, abre portas e janelas do inconsciente, nos ajuda a compreender o mundo e a nós mesmos. Ler não está vinculado somente à escrita. Lemos o mundo, pessoas, imagens, textos, objetos... Lemos com os olhos, os ouvidos, a pele.
    LER É ATRIBUIR SENTIDO AO QUE SE VÊ.
    Ler amplia horizontes e nos torna seres melhores. Enfim, ler é apropriar-se do que nos cerca.

    ResponderExcluir
  4. Ler significa dar sentido a história da vida, amplia horizontes, abre novos e gloriosos caminhos.
    "O mundo se faz de homens e Livros".
    (Monteiro Lobato)

    ResponderExcluir

Comente aqui