sexta-feira, 9 de abril de 2010

OBMEP - 6ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS


6ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP 2010
_____________________________________
Somando Novos Talentos para o Brasil


Apresentação
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
Com sua primeira edição em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano. Em 2009, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
Características:
A OBMEP 2010 é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
Objetivos:
- Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
- Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
- Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas.
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Fases:
Primeira Fase: consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Dessa Fase, participarão todos os alunos inscritos por suas escolas.
Segunda Fase: consiste na aplicação de prova discursiva. Para essa Fase, classificam-se 5% (cinco por cento) dos alunos inscritos, pelas escolas, em cada Nível, com melhor desempenho na 1ª Fase.
Provas:
Diferenciadas por níveis (1, 2 e 3), as provas da Primeira Fase serão realizadas em cada escola inscrita e aplicadas pelos professores dessas escolas, com duração de 2:30 h (duas horas e trinta minutos). A aplicação poderá ser feita em todos os turnos da escola. E serão corrigidas pelos professores das próprias escolas, seguindo instruções e gabaritos elaborados pela Direção Acadêmica da OBMEP.
A Segunda Fase se caracteriza pela aplicação de prova discursiva, diferenciada por níveis (1, 2 e 3), com duração de 3 h (três horas) e serão aplicadas por fiscais/aplicadores selecionados pela Direção Acadêmica para esse fim.
Os alunos selecionados para a Segunda Fase deverão comparecer ao local das provas com documento de identificação e dentro do horário divulgado no calendário oficial da OBMEP.

Premiação:
A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação, com base no resultado das provas da Segunda Fase. As notas da Primeira Fase não são utilizadas na classificação final.
A premiação de alunos totaliza 500 (quinhentas) medalhas de ouro, 900 (novecentas) medalhas de prata, 1800 (mil e oitocentas) medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos.
Professores: serão premiados 127 (cento e vinte e sete) professores. Cada professor premiado receberá:
placa de homenagem;
- coleção de livros escolhida pela Direção Acadêmica da OBMEP.
Escolas: Serão concedidos 1 (um) kit de material esportivo, e livros/vídeos para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências. 
Calendário OBMEP - 2010
________________________________________________
09 de Fevereiro
Abertura das inscrições (exclusivamente no site)
26 de Março
Encerramento das inscrições
08 de Junho 
Provas da 1ª Fase
22 de Junho
Data-limite para envio, pelas escolas, da lista e dos cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase
10 de Agosto
Divulgação dos Classificados com informação das provas da 2ª Fase
11 de Setembro (sábado) 14:30 h (horário de Brasília)
Provas da 2ª Fase
26 de Novembro
Divulgação dos premiados


Galera do Elias vamos participar com dedicação!!!!

Um comentário:

  1. Profª Lígia09 abril, 2010

    VAMOS LÁ GALERA DO ELIAS!!!
    COM DEDICAÇÃO, RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO NESTA OLIMPÍADA, POIS ESTES SÃO PONTOS PRIMORDIAIS PARA PROVAR A COMPETÊNCIA DE VOCÊS (ALUNOS).
    BOA SORTE PARA TODOS!!!

    ResponderExcluir

Comente aqui