Pensando em explorar o projeto pedagógico da escola e abranger os temas a serem desenvolvidos no decorrer do ano, buscando focar o projeto Alimenta Elias, surge o subprojeto, ALIMENTAÇÃO, com o objetivo de ampliar a questão de se alimentar na escola para uma questão de consciência e saúde na hora de comer.
Este subprojeto vem de encontro ao projeto da unidade que visa uma alimentação saudável no horário de aula. E para desenvolver bons hábitos nos educandos, é preciso trabalho, prática e conscientização e é isso que buscarei atingir com este trabalho.
Objetivo Geral
- Desenvolver a consciência da importância de uma alimentação saudável.
Objetivos Específicos
- Diminuir o desperdício de alimentos;
- Introduzir e conscientizar que o horário de almoço é momento de aula e aprendizagem dos educandos;
- Perceber que uma alimentação saudável na infância lhes garantirá uma vida mais saudável e duradoura;
Justificativa
A partir da Proposta Pedagógica da unidade escolar Elias Shammass, surge a necessidade de considerar o projeto Alimenta Elias para trabalhar interdisciplinarmente o assunto, abrangendo os diversos conteúdos que envolvem esse tema. Considerando essa abordagem, deve-se pensar em uma maneira de utilizar essas diferentes linguagens de forma a possibilitar a construção de saberes para a atuação dos alunos no mundo de hoje. Sendo assim, o subprojeto ALIMENTAÇÃO deverá viabilizar a aquisição de saberes integrados de modo interativo, numa construção coletiva e isso poderá ser efetivado com a utilização de eixos integradores significativos para sua atuação na vida social e escolar dos educandos.
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas interdisciplinarmente, focando o tema alimentação em todos os eixos integrantes dos conteúdos necessários para a série em questão. Deverá ser explorado o horário de almoço como principal recurso prático para enriquecimento do tema a ser trabalhado. Pesquisa relacionada ao assunto, também será desenvolvida para ampliar as fontes de informação;
Recursos
O projeto supracitado propiciará de forma relevante a utilização de recursos, explorados dentro das áreas de conhecimento trabalhadas em sala de aula, como:
- Cartazes informativos;
- Registros fotográficos;
- Pesquisas sobre o assunto;
- Textos informativos;
- Atividades relacionadas ao tema;
- Jogos educativos;
- Portfólio;
- entre outros.
Avaliação
A avaliação ocorrerá continuamente, de maneira processual, formativa e mediadora por meio da participação dos alunos nas atividades propostas e dos registros realizados no decorrer das aulas. Tendo como produto final a produção de portfólio, será possível a auto-avaliação, destacando os objetivos atingidos e ressaltando aqueles que ainda deveremos buscar atingir.
Projeto Desenvolvido e Aplicado Pela
Profª Monalisa com os alunos da 4ª série D.
Profª Monalisa com os alunos da 4ª série D.
SOU TESTEMUNHA OCULAR DO SUCESSO DE NOSSA ESCOLA, PARABÉNS A TODOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. E VAMOS EM FRENTE QUE O CAMINHO É LONGOOOOOOOOOOOOOOOOOO
ResponderExcluirNOTA 1000
ONÉZIO CRUZ
PARABÉNS! Fiquei mega satisfeita com os resultados deste projeto da professora Monalisa. Ele vai de encontro ao PPP e a todo trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2009. Aliás este foi ainda melhor pois além da teoria ele foi a campo. Foi no horário de refeição e mudou a postura das crianças. EXCELENTE!!!
ResponderExcluirProfessora Lúcia
Oi pessoal!
ResponderExcluirRealmente, esse o Projeto Alimentação tem sido um sucesso!!! Parabéns aos professores e alunos envolvidos.
Professora Celina
PARABÉNS!!Pela iniciativa das professoras principalmente da Monalisa e Maria Eliane,pois trabalho com os alunos delas e eles são totalmente comprometidos para o não disperdicio de alimentos e um dos mais disciplinados!!!
ResponderExcluirParabéns!!!!!
Simplesmente Maravilhoso esse projeto! Parabens a todos os envolvidos pela participação e criatividade.
ResponderExcluirContexto histórico. Desde de 2006 vinhamos enfrantando vários problemas com as refeições nos intervalos da Escola. Eram outros tempos e oportunidades. Tinhamos um espaços limitado, escola de quatro turnos, faltava um projeto pedagógico,... Consequência: os alunos não sabiam valorizar o espaço / tempo das refeições, não sabiam valorizar os alimentos, ao final dos intervalos nos deparavamos com um ambiente de "guerra".
ResponderExcluirCom a implantação do Projeto Pedagógico, uma das ações específicas foi fazer com que as refeições para os alunos do Ciclo I fizessem parte da própria aula, com o objetivo de: socializar, dar sentido e valor aos alimentos e a própria prática da alimentação.
Existe uma distância enorme entre pensar (teoria) e executar (prática). Fico muito feliz de ver uma educadora com tanta competência, profissionalismo e carinho pelos alunos colacar em prática uma ideia tão importante. É gratificante. Sucesso total!
comida ruin credo parese um esgoto a comida as tias dão mo miseria eles roba as comida pra leva pra casa escola e um licho emef
ResponderExcluir