O nosso Concurso de Poesias teve início no ano de 2003 com o tema “Paz e Amor” e, de lá para cá, todos os anos o realizamos. Agora, em 2010, realizamos o 8º Concurso.
Esse Concurso surgiu da idéia de proporcionar aos alunos e a todos os funcionários, uma oportunidade de divulgar os seus talentos e mostrar o que sabem fazer de melhor, com espírito de competição, que serve como incentivo para que todos possam ousar, acreditar e participar.
Este ano, discutimos com a Equipe Escolar, no horário da JEIF e, assim, estabelecemos as regras para o Concurso. Em seguida, marcamos a data (20/10/2010) e partimos para a preparação da premiação.
Montamos kits com livros infantis da Disney (Cinderela, Bambi...) e livros infanto-juvenis, para a premiação.
Dentre as regras, ficou decidido que as primeiras séries escreveriam suas poesias em dupla e que cada série competiria entre si, para que houvesse maior igualdade na competição.
De cada série obtivemos o terceiro, o segundo e o primeiro lugar, que foram os premiados e prestigiados no dia do evento.
Claro que, antes de realizarmos esse evento, trabalhamos com os alunos, na Sala de Leitura, diversos tipos de poesias, através das leituras de livros de autores como Alice Ruiz, Marciano Vasquez (Uma dúzia e meia de bichinhos), Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes (A arca de Noé), Carlos Drummond de Andrade, Silvia Orthof, Almir Correa (Anúncios amorosos dos bichos), Tatiana Belinky (Limeriques) e outros, observamos os detalhes e as diferenças entre as escritas poéticas (rimas, sonoridade, ritmo, organização do poema, estrofe, versos, etc.)
Após leituras e discussões, os alunos selecionaram uma poesia (a gosto deles, porém dando preferência para poesias de Vinícius de Moraes) e leram para a turma, uma espécie de sarau.
Já na Sala de Informática, os alunos puderam pesquisar diversos autores e conhecer um pouco mais do mundo poético e dos poetas.
Os professores estabeleceram parceria conosco e, por fim, cederam, em suas aulas, o espaço para a produção das poesias dos alunos, dando as orientações necessárias em sala de aula.
Ao receber as poesias, nos reunimos com os professores da JEIF e selecionamos as consideradas melhores.
Partimos, então, para a elaboração dos slides com a apresentação das melhores poesias e a montagem do painel, com dos professores.
isso é muito bom
ResponderExcluireu achei isso muito legal
ResponderExcluirParabéns aos nossos poetas, que nos ajudam a enxergar o mundo de uma maneira mais sensível...
ResponderExcluirAs poesias dos alunos do Elias são maravilhosas.
Tenho acompanhado o Concurso de Poesia do Elias há alguns anos e não deixo de me surpreender a cada ano com o resultado do trabalho de todos os envolvidos. As poesias produzidas são dignadas de serem publicadas e ganharem o mundo.
ResponderExcluirParabéns professora Celina, aos professores que tiveram seus alunos premiados e, aos alunos também além dos meus parabéns desejo que não parem de produzir poesias... textos...livros...
Esse concurso de poesia é maravilhoso e a presença de escritores o valoriza ainda mais e estimula nossos alunos a escrever.
ResponderExcluirProf. Carlos
Oi essa escola é muito boa mas só precisa melhorar á comida
ResponderExcluirEssa escola e´otima só precisa melhorar a comida
ResponderExcluirEsse é um exemplo que deveria ser seguido, copiado por outras unidades escolares. Levar adiante a beleza e a riqueza da arte dos poetas escritores, despertando no aluno o doce sabor da leitura.
ResponderExcluirCacá Lopes
Cantor, poeta cordelista.
Maravilha, amei, parabéns...
ResponderExcluir