quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PRIMAVERA E RECICLAGEM - PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

CONFECÇÃO DE ROUPAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

Com o início da Primavera, elaboramos o projeto “Reciclagem”, que é uma forma de incentivar os alunos e suas famílias a preservarem o meio ambiente.

Iniciamos com diversas leituras de livros que abordam assuntos como natureza, cores, animais e meio ambiente.

Os alunos da 2º série A, da professora Bete, ensaiaram uma peça teatral baseada na obra “Flicts” do escritor Ziraldo, que foi lida e trabalhada nas aulas de leitura. A obra retrata uma cor que era excluída por todos e que vivia à procura de amigos e de um lugar em que fosse incluída.

No dia da apresentação (Reunião de Pais), foi muito legal ver os alunos vestidos com suas cores e formando o jardim (cenário da peça). Além disso, foi nesse dia que realizamos os desfiles. Cada sala ficou encarregada de auxiliar os colegas, escolhidos pela turma, a elaborarem e confeccionarem suas roupas com materiais recicláveis. A escolha foi feita através de uma eleição em cada turma e, nesse momento, aproveitamos para falar sobre a democracia, o direito de escolha e sobre eleição, um assunto que todos nós brasileiros ouvimos e discutimos este ano. Cada sala teve um representante feminino e um masculino.

O desfile foi um sucesso, os alunos foram muito criativos e, para nós que acompanhamos o desenvolvimento, foi mais interessante ainda, porque percebemos que se tratou, realmente, de um trabalho coletivo (dos alunos). Os professores orientaram, deram ideias e trabalharam questões ambientais em suas aulas e a família também orientou (já que a intenção era atingir toda a comunidade e conscientizar da importância da preservação ambiental), porém, a conclusão, a preparação, os materiais utilizados e o desfile ficaram por conta deles.

Fomos apreciados com um verdadeiro desfile de moda. Por fim, todos participaram da escolha da melhor confecção: alunos, professores e os pais; uma experiência inesquecível.

A professora Marilda e a professora Celina apresentaram o desfile juntamente com os outros professores das turmas, que também apresentaram danças e peças teatrais envolvendo a natureza.

Parabéns a todos nós, que nos preocupamos com o meio ambiente e semeamos a conscientização sobre esse assunto em nossos alunos.

Parabéns aos alunos, que mostraram ter interesse, criatividade e boa vontade para confeccionar as roupas, que foi o primeiro passo para percebermos quantas coisas podem ser realizadas com materiais recicláveis.

3 comentários:

  1. É muito importante cuidarmos bem do nosso planeta pois é o único que temos e não é facil recuperar lugares poluídos. Mas devemos cobrar que os governantes e empresários façam a sua parte também.

    Prof. Carlos

    ResponderExcluir
  2. Sandra Helena ( Coordenadora Pedagogica )28 novembro, 2010

    A escola é apenas um dos lugares em que essa consciência pode ser plantada.Necessário empenho de todos para preservação do planta.
    Que momentos agradáveis (colaboração,criatividade e empenho)estamos presenciando na finalização dos trabalhos. Parabens Professores e alunos pelos trabalhos realizados. E que bom fazer parte dessa Galera.

    ResponderExcluir
  3. OLA Galera da EMEF ELIAS SHAMMASS, este comentario que segue abaixo, foi mandado para mim por scrap no ORKUT, gostaria de dividir com vocês,pois trata de um elogio ao trabalho reralizado por todos na escola, Então. leiam é bem legal...
    "Olá Professor..Eu vi o site da sua escola e estou simplismente admirada com tudo que vi!!!
    E totalmente sem palavras p descrever como foi magnífico observar td aquilooo, q universo, q empenho e q dedicação digo isso por conta dos professores sim, mas principalmente dos alunos..Que envolvimento bacana q respeito...Qts projetos interessantes. Que méritoooosss!!
    Os passeios culturais, a Biblioteca, o concurso de poesia q coisa mais linda, q troca mais significativa...isso sim é muito válido nossa se por vídeos é td aquilo q eu vi eu fico imaginando a vivência do momento mesmo sabe indescritível...td tão inconstante, tão real, mágico, construídooo...! Meus sinceros Parabéns...O envolvimento da Equipe Gestora (Gestão Participativa tão defendida q eu tanto ouvi falar) faz toda a diferença nesse processo eu seeeei bem dissoo...O trabalho é árduo mas muito gratificante...muito mais do que aprender de uma forma diferente "lúdica" eles como pequenos cidadãos e pequenos adolescentes estão sendo realmente preparados p a vida tendo noção d cidadania, respeito, solidariedade, compartilhamento, trabalho em equipe, é uma competição não p ver quem se saí melhor...ou quem é o melhor mas é uma competição construtiva de incentivos, de estratégias para progredir, crescer, renascer e aprender com o próximo, o olhar do semelhante nossa eu achei fantástico.
    Tu me disses algo q realmente eu parei p pensar e refletir: "O Homem (ser Humano) nasce bom, mas a Sociedade o Corrompe" (Rousseau)....Nós nunca chegaremos ao 100%.....Sabemos q determinadas coisas jamais mudarão, o mundo todo jamais mudará, se mudarmos algo na vida de alguém, mudamos o mundo dele ou dela!
    Eu me sinto renovada por ver q nem tudo está perdido...Dentro do Sistema cada um tem uma responsabilidade....nós temos o DOM...nós temos o poder do "livre arbítrio" por isso nos foi concedido o poder da Escolha.. Sinceramente fico mt triste por saber q temos uma desvalorização tão ampla na Educação mas ao mesmo tempo sinto-me feliz e realizada por saber q temos pessoas comprometidas com a Educação, q acreditam nos seus IDEAIS que querem fazer a Diferença e fazem com td ctz! Eu parto do mesmo príncipio q o senhor quando diz que não sente-se plenamente pronto...Nós nunca estaremos plenamente prontos...todos os dias aprendemos algo novooo!!!
    A vida é um grande show..e todo show tem q continuar. Os desafios existem p nos fortalecer e os alunos da nossa escola pública são esses...eles são assim como todo normal são semelhantes a todos e a ninguém são seres humanos dotados de inúmeras qualidades e imperfeições nós somos os espelhos de alguém assim como alguém tb sempre será o nosso espelho.
    "Eu hooje compreendo perfeitamente que ninguém passa por lugar nenhum sem semear algo de bom!"
    Meu muito Obrigadaa!! Essa escola é a escola dos sonhos pelo comprometimento, trabalho e empenho dos profissionais "seres humanos" que nela estão envolvidos.
    MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADAAA e PARABÉÉNS
    Espero encontrar no meu caminho sempre a POSITIVIDADE e o PONTO DE EQUILÍBRIO P PODER CRESCER!!!! ;)
    FIquee com Deus! "

    FELIZ 2011, e vamos arrebentar no novo ano letivo... PARABÉNS A TODOS....


    ONÉZIO CRUZ
    Assistente de Direção

    ResponderExcluir

Comente aqui