ALMA DE MULHER
Nada mais contraditório do que ser Mulher!
Mulher que pensa com o Coração,
que age pela Emoção e vence pelo Amor!
Mulher que vive milhões de Novas Emoções
num só dia e transmite cada uma delas,
num único olhar.
Mulher que cobra de si a Perfeição e vive
arrumando mil desculpas para os erros
daqueles a quem Ama.
Mulher que hospeda no ventre outras almas;
diante da beleza dos filhos que gerou.
Mulher que dá as asas e ensina a voar, mas não
quer ver partir seus pássaros, mesmo sabendo
que eles não lhe pertencem mais.
Mulher que se enfeita toda e perfuma o leito,
ainda que Seu Amado não perceba mais tais detalhes.
Mulher que, como uma feiticeira, transforma em
Luz e Sorriso as dores que sente na alma,
só para ninguém notar.
E ainda precisa Ser Forte para dar o seu
ombro para quem nele precise chorar!
Ahhh... Feliz do homem que por um dia,
souber entender a Alma da Mulher!
Parabéns! Todos os dias são nossos...
Parabéns! Todos os dias são nossos...
Os Dias de Todas as Mulheres Especiais!
(texto da Profª Nilce - Arte)
(texto da Profª Nilce - Arte)
HISTÓRIA
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
OBJETIVO DA DATA
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
CONQUISTAS DAS MULHERES BRASILEIRAS
O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Dentro desta temática foram aplicadas, pelos professores da Emef Elias Shammass, várias atividades, tais como, discussões e análises em torno da história do Dia Internacional da Mulher e das mulheres brasileiras que se destacaram na nossa história, confecção de cartazes com recortes e colagens, criação de acrósticos, audição de músicas e leitura de poesias. Além, da montagem dos dois murais da escola com alguns desses textos.