segunda-feira, 31 de maio de 2010

A BOLSA AMARELA, de Lygia Bojunga


TÍTULO: A BOLSA AMARELA
AUTORA: LYGIA BOJUNGA
EDITORA:Casa Lygia Bojunga
ILUSTRAÇÃO:Marie Louise Nery

Na categoria infanto-juvenil A bolsa amarela - a terceira obra escrita por Lygia - foi o livro mais procurado em 2009 nas bibliotecas públicas do Rio. 35ª edição, 19ª reimpressão Nº de páginas: 140
ISBN: 85-89020-03-7

Nele encontramos o ludismo que sempre esteve presente nos livros de Lygia, mas que aqui atinge um perfeito equilíbrio entre a liberdade do imaginário e as restrições do real. A Bolsa Amarela é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) – a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação – por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio "criança não tem vontade" – essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa. 
Traduzido em vários idiomas, o livro foi encenado em teatros do Brasil, Bélgica e Suécia.

Foi montado um painel com informações sobre o CLUBE DE LEITURA, esse livro e sua autora.

3 comentários:

  1. A primeira coisa que eu quero é dizer aos alunos do Clube de Leitura muito alto: "AMO VOCÊS! TENHO MUITO ORGULHO DE VOCÊS!!!" Foi imprescindível a colaboração de vocês para que este projeto saisse do papel e se concretizasse. Obrigada!
    Professora Lúcia

    ResponderExcluir
  2. ELISABETE COIMBRA10 junho, 2010

    PROF. LUCIA PARABÉNS POR MAIS UM GRANDE TRABALHO REALIZADO NA ESCOLA.

    ResponderExcluir
  3. letra maiuscula é quando vc esta gritando

    ResponderExcluir

Comente aqui