segunda-feira, 31 de maio de 2010

CAMINHOS

“Como começar este Clube de Leitura proposto pelo curso “ Ao pé de letra”? No entanto, isto é muito pessoal. É um trabalho que precisa ter um bom começo, firme, bem consolidado, pois caso contrário será mais uma ação que terá um curto tempo de vida. Como fazer???”
O desafio era extremamente interessante, já sabia qual seria o próximo livro a ler: A CORDA BAMBA, de Lygia Bojunga. Tudo porque uma das alunas leu um capítulo – Aula Particular – e fiquei encantada. Mas são tantos afazeres que ainda não consegui lê-lo. No entanto ao procurá-lo nas estantes, me deparei com outros títulos da autora e fui dando uma espiada. Sou muito ligada nas imagens, e para ser sincera, ainda não tinha me dedicado a observar cuidadosamente os livros da autora pois as suas capas não me agradavam. Porém... O que haveria de tão interessante numa bolsa amarela? Fui ver.

Pronto!

Já achei o caminho.

Tenho cinco exemplares. Tenho quatro alunos que topariam esta viagem. Vou convidá-los. Livros distribuídos. Orientações dadas. Mas o objetivo não é ter um grupo restrito. Ah! Voltei aos meus tempos de escola. Lá no “Sérgio Milliet”, escola municipal na qual estudei todo o ensino fundamental, também havia um clube com o propósito de estimular a leitura, mas o funcionamento era bem diferente daquele proposto por este. Naquela época o clube envolvia mais aqueles que já eram apaixonados pela leitura.

Eu não quero só isto. Eu desejo muito mais. Eu almejo que novos alunos flertem com a leitura, almejo chamar a atenção daqueles que ainda não são tão apaixonados, e dos apaixonados fazer com que tenham um tórrido romance com ela.

Foi desta forma que iniciei uma nova viagem. Não basta ler o livro. Pensei: primeiro precisamos fundar nosso Clube de Leitura. Conto com todo apoio da coordenação e direção. Isto é um trunfo. Nossa coordenadora Sandra dispôs o dia 31 de maio para a fundação de nosso Clube de Leitura. Será às 12:00horas.

Mas como será este dia? Preciso chamar a atenção de todos para esta empreitada. Preciso fazer com que mais pessoas se sintam atraídas para o Clube de Leitura. Desta forma fui pesquisar sobre a autora, Lygia Bojunga, afinal autor e ilustrador merecem toda nossa atenção. Leitura puxa leitura. Lá estou eu descobrindo tantas coisas interessantes sobre a autora que preciso compartilhar.

Um painel. Excelente idéia. Colocarei num lugar bem visível para que todos da escola possam ter acesso as informações sobre a Lygia Bojunga e sua obra.

Agora há algo muito importante que vale ressaltar. Se o foco é a leitura, se é através dela que vislumbramos novos horizontes, que tornamos melhores nossas produções de texto e aumentamos nosso conhecimento, nossa cultura, preciso explicar a escolha do título.

No livro, a menina Raquel tem três sonhos, os quais guardará em sua BOLSA AMARELA juntamente com seus novos amigos imaginários. Qual de nós não possui sonhos? Qual de nós não possui dúvidas? Qual de nós não gostaria de ter amigos fiéis? Compartilhar. É isto que Raquel faz. Compartilha conosco suas dúvidas, seus sonhos, sua convivência com estes amigos e, de repente... Não é Raquel quem conta, somos nós que lá estamos contando um pouco de nossas experiências, de nossas tristezas, vitórias, dúvidas e certezas.

É esta viagem que a leitura nos proporciona. Olhar dentro de nós e ao redor. Compreender, conhecer, discernir, chorar, vibrar, sonhar, amar... A BOLSA AMARELA é o um dos caminhos. E o Clube de Leitura buscará abrir muitos outros.

Sejam bem-vindos!!!


Lúcia R. N. Munis
Professora Orientadora de Sala de Leitura

3 comentários:

  1. Parabéns pelo Clube de Leitura. Valeu por todo o esforço que você fez para torná-lo realidade.A leitura é muito importante, nos faz pensar e até falar corretamente, nos torna formadores de opinião. Que realmente o Clube de Leitura abra novos caminhos a todos que embarcarem nesta empreitada.

    Ivan Munis

    ResponderExcluir
  2. Professora Rosemary10 junho, 2010

    Parabéns!!!Para a professora Lúcia e aos alunos participantes do clube do livro. Pois sabemos que o conhecimento é a maior arma do mundo!! Onde podemos evoluir nossos pensamentos e atitudes!!Espero que mais alunos se interessem pelo clube e pela leitura, pois esta mudou muito a minha vida e gostaria que mudasse a vida de outras pessoas também!!!

    ResponderExcluir
  3. ESTE PROJETO É UM COLÍRIO PARA NOSSOS OLHOS, IMAGINE "VIAJAR PELO MUNDO DAS LETRAS" QUEM NÃO SE ENCANTA, SOU SUSPEITO EM FALAR, AMO LER E RECOMENDO ESTA PRÁTICA MARAVILHOSA...
    VIVA O MUNDO DA LEITURA
    VIVA O CONHECIMENTO, O DESCOBRIMENTO DA MAGIA DA LEITURA
    VIVA TODOS OS MOMENTOS COM MUITA INTENSIDADE.
    PARABÉNS A PROFESSORA LUCIA, A PROFESSORA CELINA E A TODOS OS MEMBROS DO CLUBE DA LEITURA.

    PROFESSOR ONÉZIO CRUZ

    ResponderExcluir

Comente aqui