sexta-feira, 18 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010

 A Copa do Mundo é um torneio masculino de futebol que é realizado a cada 4 anos pela FIFA. A Copa do Mundo FIFA de 2010 ocorrerá na África do Sul, sendo a 1ª a ser organizada no continente africano. Será o maior evento ostentado neste continente, que como as Olimpíadas, ainda não tinha sido organizado no continente africano.

Candidatos

Candidataram-se África do Sul, Marrocos, Egito , Líbia e Tunísia. Em 15 de maio de 2004, em Zurique, Suíça, a África do Sul venceu Marrocos por 14 votos a 10. O Egito não recebeu nenhum voto e Líbia e Tunísia retiraram-se em 8 de maio de 2004 depois de oferecerem sua junção, que não foi permitida.

Preparativos

A África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete.

Taça da Copa do Mundo

A taça oficial fez um tour pelo mundo, percorrendo 134.017 quilômetros e 86 países em 225 dias. O tour começou dia 21 de setembro, na sede da Fifa, em Zurique (Suíça) e em maio chegou na África. É feita de ouro maciço de 18 quilates e pertence à Itália, atual campeã do mundo. A taça substituiu em 1974 o troféu Jules Rimet, homenagem ao antigo presidente da Fifa, que ficou no Brasil após o Mundial de 1970 e que foi roubado em 1983.

Mascote

Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("dez", o ano da Copa).

Bola Oficial

Chamada Jabulani, que significa "Trazendo alegria para todos", em IsiZulu. A bola oficial é produzida pela Adidas, possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul.

Países Classificados

A Copa terá a presença de 32 seleções divididas em 8 grupos (A, B, C, D, E, F, G e H) de 4 países cada. A confederação africana ficou com 6 vagas, asiática com 4, norte e centro-americana, e caribenha com 3, sul-americana com 4 e europeia com 13. A oceânica disputou 1 vaga de repescagem. As 2 Coreias disputarão, pela 1ª vez, uma mesma Copa do Mundo. Destaca-se a 19ª participação do Brasil, mantendo seu recorde de ser a única seleção a participar de todas as edições.

Grupos

Grupo A: África do Sul , México , Uruguai e França
Grupo B: Argentina , Nigéria , Coréia do Sul e Grécia
Grupo C: Inglaterra , EUA , Argélia e Eslovênia
Grupo D: Alemanha , Austrália , Sérvia e Gana
Grupo E: Países Baixos , Dinamarca , Japão e Camarões
Grupo F: Itália , Paraguai , Nova Zelândia e Eslováquia
Grupo G: Brasil , Coréia do Norte , Costa do Marfim e Portugal
Grupo H: Espanha , Suíça , Honduras e Chile

Curiosidades

• A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul terá todos os campeões mundiais: o pentacampeão Brasil, a tetracampeã Itália, a tricampeã Alemanha, os bicampeões Argentina e Uruguai, e ainda os campeões França e Inglaterra. A última vez que isto ocorreu foi em 2002, quando todos os vencedores de um Mundial estavam presentes. Além de 2010 e 2002, nos Mundiais de 1990, 1986, 1970, 1966, 1962, 1954 e 1950 todos os campeões mundiais de então estiveram presentes.
• Pela 1ª vez 2 seleções da Oceania disputam a mesma Copa, é o caso de Austrália e Nova Zelândia.
• As seleções de Honduras e Nova Zelândia disputaram a Copa de 1982 e disputarão a Copa 2010, após ficarem de fora durante longos 28 anos.
• Portugal e Alemanha quebraram um tabu que durava desde 1986: toda seleção europeia que ficava em 3º ou 4º lugares na copa anterior ficava fora da Copa seguinte.
copa do Mundo a ter 6 seleções do continente africano.
• Pela 1ª vez a Arábia Saudita fica fora de um mundial.
• Copa sem seleções caribenhas fato que não acontecia desde 2002.
• Argentina, Grécia e Nigéria caem juntas no mesmo grupo fato que se antes somente tinha ocorrido em 1994.
• A Argélia, que não disputava a Copa do Mundo desde 1986, é o único país árabe no mundial.
Em clima de COPA DO MUNDO,
os alunos da EMEF ELIAS SHAMMASS,
enfeitaram os andares da escola ...

com fitinhas verdes e amarelas,
com bandeiras e com o mascote,
ambos confeccionados por eles.
Rumo ao HEXA Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. bom isto fio muito legal, sabe porque?
    porque todos participaram em equipe e tambem ficou muito bonito t.

    ResponderExcluir

Comente aqui