quinta-feira, 24 de junho de 2010

Opinião de Carlos e Morgana sobre o livro "ANA e ANA", de Célia Cris Silva

"Nós achamos interessante o fato da autora Célia Cris Silva nos mostrar a diferença de gêmeos, que são iguais por fora, mas diferentes por dentro, e que essas diferenças merecem ser respeitadas. Dificilmente encontramos histórias com personagens afrodescendentes, e, a autora valoriza essa característica do povo brasileiro. Também é importante falar que a autora em seus livros, não só em ANA e ANA, ajuda a combater o bullying, pois ela mostra que é importante respeitar o próximo".
Carlos Henrique Santos de Macedo 7ªA     
                    Morgana Sayonara Soares Melo 8ª B

13 comentários:

  1. Oi, Carlos. Oi, Morgana! Puxa, fiquei emocionada com os comentários sobre meus livros. E fiquei super feliz de perceber que os leitores perceberam as coisas mais importantes das histórias. Eu fui vítima de bullying quando era criança e sofri demais. Ninguém tocava no assunto e eu me sentia completamente sozinha. Acho que os livros ajudam a gente a recuperar a voz e "botar a boca no trombone", né? Um super beijo da Célia Cris.

    ResponderExcluir
  2. Morgana, você sempre gostou do livro ANA E ANA, e identificou a sensibilidade da autora, Célia Cris Silva, que aborda na estória gêmeas ( estes dias levei o livro para uma amiga professora que também tem irmã gêmea, ela adorou o livro e disse ser o segundo livro que lê no qual gêmeos são os personagens principais). Também o fato de retratar crianças negras é um diferencial na obra da autora. A Célia Cris Silva levou 10 anos para editar este livro pois exigia que as ilustrações fossem de uma família de afrodescendentes e nenhuma editora queria editá-lo. Valeu o esforço dela pois as crianças se identificam muito com este livro, assim como você e eu. Parabéns!
    Professora Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Carlos, você além de captar a preocupação da autora, Célia Cris Silva, com a valorização de nossa origem africana foi muito mais longe. Você captou nas demais obras da autora um tema atual - BULLYING. A autora tão antenada com o universo infantil, muito antes de tratarem do assunto BULLYING, de forma lúdica leva seu público a refletir sobre o problema discriminação e do preconceito. Ela nos dá uma lição de vida com muita sutileza e delicadeza. Você também está de parabéns, pois realmente compreendeu a temática da autora.Você é campeão!
    Professora Lúcia

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI MUITO DA HISTÓRIA ANA E ANA DA CELIA CRIS SILVA E GOSTARIA QUE ELA NOS TROUXESSE MAIS LIVROS PARA A PROFESSORA LER PRA GENTE.
    AFRÂNIO - 1C

    ResponderExcluir
  5. O LIVRO QUE EU MAIS GOSTEI DA CELIA CRIS SILVA FOI OS OLHOS DE TONINHO, PORQUE TEM UMA MENSAGEM MUITO BONITA. O MENINO QUE NAO ENXERGAVA PASSOU A ENXERGAR COM O OCULOS E ENTAO, ELE PASSOU A BRINCAR COM A ESTRELA E FICOU FELIZ,RINDO.
    KAUAN FELIPE - 1C

    ResponderExcluir
  6. O LIVRO QUE NÓS MAIS GOSTAMOS DA CELIA CRIS FOI ORELHA, NARIZ, BARRIGA E BUMBUM: QUER MUDAR ALGUM? PORQUE ELE É ENGRAÇADO, FALA DO BUMBUM, DA ORELHA E DO NARIZ DAS PESSOAS, PORQUE CADA UM TEM DE UM JEITO.
    KAUAN SILVA E REBEKA DE LIMA - 1C

    ResponderExcluir
  7. CELIA CRIS, UM ABRAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO!
    GOSTEI MUITO DE VOCE E DOS SEUS LIVROS.
    REBEKA - 1C

    ResponderExcluir
  8. OS OLHOS DE TONINHO DA CELIA CRIS É MUITO LEGAL, PORQUE ELE NAO CONSEGUIA VER E ELE NAO SABIA COM QUEM ESTAVA A BOLA NA HORA DO JOGO. EU GANHAR ESSE LIVRO!
    ALAN ROCHA - 1C

    ResponderExcluir
  9. NÓS GOSTAMOS DO LIVRO DOCES BEIJOS DA CELIA CRIS E NÓS QUEREMOS UM BEIJO DELA TAMBÉM!
    OBRIGADO CELIA!
    AFRANIO, GABRIEL E LUCAS - 1C

    ResponderExcluir
  10. EU GOSTEI DO LIVRO ANA E ANA, PORQUE EU SOU GEMEO TAMBÉM.
    GUSTAVO - 1C

    ResponderExcluir
  11. O LIVRO OS OLHOS DE TONINHO DA CELIA CRIS É O MELHOR, MUUUUUITO LEGAL!
    FELIPE - 1C

    ResponderExcluir
  12. Após a leitura do livro Ana E Ana , onde a autora Celia Cris após anos de luta para publicação do livro em que as protagonistas da história são gemeas negras,e que apesar de iguais na aparencia se mostram diferentes em várias coisas como:gestos, gostos,habitos musicais,profissionais.Um jeito diferente de falar do preconceito de forma natural e leve,sem constrangimneto e ofensas.

    Sandra.

    ResponderExcluir
  13. Oi, pessoal. Obrigada pelos elogios, abraços e beijos. Essa galera do Elias Shammass é mesmo especial e já conquistou um lugar no meu coração e na minha vida. Sabe, quando leio o que vocês escreveram sobre as minhas histórias, fico satisfeita por ter conseguido tocar cada um com alguma mensagem, uma ideia, uma inspiração. Como eu disse quando estive aí, um escritor só existe se houver quem leia o que ele escreve. Eu existo por causa de vocês e para vocês. Um beijo enooooooooooooooooooooooooooooorme!

    ResponderExcluir

Comente aqui