quinta-feira, 20 de maio de 2010

Por ALUNOS (8ª C)

Por Larissa Janaina (8ª C)

O CYBERBULLYING é uma coisa muito idiota , a pessoa que faz isso é uma pessoa muito desligada de tudo. Porque expõe a intimidade de pessoas , e a pessoa expoxta acaba se sentindo mal, pelo simples fato de ter sido humilhada em público. E eu acho muito interessante nós estarmos aprendendo sobre o CYBERBULLYING, porque assim como nós aprendemos podemos ensinar e orientar pessoas que praticam o CYBERBULLING a não fazê-lo.  Beiijos&Tchau ♥

Por Daniele (8ª C)

O cyberbullying é uma violência na internet, consiste no ato intencional de denegrir, ameaçar e humilhar, praticando algo mal-intencionado, dirigindo a outra pessoa.

Por Lucas Pereira (8ª C)

O CYBERBULLYNG É UMA FORMA DE PUBLICAR IMAGENS PRATICANDO RACISMO, AGREDINDO COM PALAVRÕES E ABUSANDO DO PODER. ESTA DISCUSSÃO É UMA BOA FORMA DE COMBATER ESSAS FORMAS DE ABUSOS...

Por Mônica (8ª C)

O CYBERBULLYING É UMA COISA QUE AS PESSOAS TEMEM. ELE VIROU UMA FEBRE NO MUNDO INTEIRO POR ISSO DEVEMOS COMBATÊ-LO.

Por Viviane (8ª C)

Bem, eu acho que isso é uma corvadia com as pessoas. Só porque eu não gosto da pessoa, não quer dizer que eu vou praticar cyberbullyng com ela !!! Essas pessoas "ignorantes" se acham mais espertas, mas não são !!!

Por Lucas (8ª C)

Em minha opinião este blog será uma forma de combater o racismo e outras formas de preconceito.

Por Gisele (8ª C)

CYBERBULLYING É O MESMO QUE O BULLYING MAS SÓ QUE ACONTECE PELA INTERNET, COMO COLOCAR FOTOS QUE COMPROMETAM A PESSOA QUE ESTÁ SENDO VÍTIMA. ÀS VEZES AS PESSOAS QUE VERÃO ISSO NA INTERNET CONHECEM A VÍTIMA E PENSAM EM TUDO DE RUIM DESSA PESSOA!! E EU ACHO ESSA ATITUDE MUITO RUIM, PORQUE AS PESSOAS FICAM CONSTRANGIDAS QUANDO SABEM QUE OUTRAS ESTÃO SABENDO TUDO DE VOCÊ, SEUS DEFEITOS. MUITAS VEZES ISSO ACONTECE COM ALUNOS DE MUITAS ESCOLAS. E AS VÍTIMAS ACABAM PARANDO DE FREQUENTAR OS LOCAIS QUE MAIS GOSTAM, POR QUE LÁ TEM MUITOS PRATICANTES DO CYBERBULLYING.

Por Paulo Henrique (8ª C)

Cyberbullying: É uma coisa que as outras pessoas teimam em dizer que não é racismo, mas o Cyberbullying pra mim é racismo também, ele virou febre no mundo inteiro por isso devemos combatê-lo.

Por Karolyn (8ª C)

EU ACHO ESSA ATITUDE MUITO RUIM, PORQUE ISSO É UM MODO DE HUMILHAR AS PESSOAS, E ELAS ACABAM FUGINDO DOS LOCAIS EM QUE AS PESSOAS ESTÃO COMENTANDO, ZOANDO.

Por Samuel (8ª C)

Bom, essa coisa de CYBERBULLYING é uma covardia, porque procura-se atingir só as pessoas mais indefesas. Essas pessoas na verdade morrem de inveja, para fazer esse tipo de coisa com as outras.

Por Kathleen Gabriella (8ª C)

Cyberbullying - na minha opinião é uma coisa muita vulgar, pois a coisa que mais devemos guardar é a nossa privacidade. Evitar mostrar imagens, expô-las no celular, orkut e máquinas digitais. E também, pensa um pouco, antes de expôr a si próprio, pois vai estar se prejudicando sozinho. Cyberbullying é uma expressão de uma coisa que devemos evitar: mostra da vida pessoal e íntima, não só sua mas das outras pessoas.

Por LuAn (8ª C)

Cyberbullying é uma coisa péssima, porque é uma coisa ruim que maltrata a nossa sociedade brasileira, e é uma forma de publicar palavras e imagens de forma maldosa.

Por Juliana Avanti (8ª C)

SOBRE O CYBERBULLYING EU ACHO QUE AS PESSOAS NUNCA DEVEM PRATICAR ESSE TIPO DE COISA POIS É UMA COVARDIA!!!

Por Weverson Wallaf (8ª C)

Este cyberbullying é uma coisa que devemos evitar. Como evitar imagens vulgares e íntimas em celulares, orkut e máquinas digitais, pois o que mais devemos prevenir é a nossa intimidade e a dos outros.

Por Natalia (8ª C)

Eu acho que as pessoas são muito ignorantes com esse tipo de atitude, pois isso é uma falta de respeito com o outro, ninguém é igual! E as pessoas deviam pensar nos seus atos e corrigí-los, pois isso é inaceitável.

Por Igor Macedo (8ª C)

CyberBullyng: é uma coisa muito baixa, porque as pessoas que sofrem com o isso nunca mais se esquecem , ele expõe as pessoas com uma informação falsa...

Por Amanda Gomes (8ª C)

O CYBERBULLYING é uma coisa muito maldosa, quem faz isso é uma pessoa que não devia ser respeitada. Eu ia odiar se fizessem isso comigo, as pessoas que sofrem com esse tipo de brincadeira de mal gosto se sentem muito ofendida.

Por Gustavo (8ª C)

O cyberbullyng ocorre em várias escolas, públicas e particulares. Na minha opinião isso não deve ser praticado nunca!!!!

Por Amanda Santana (8ª C)

Eu Acho Que CYBERBULLYNG é Muito Chato, Não Tem Graça De Fazer isso. Não Se Deve Fazer Isso Porque é Ridiculo. Mas Não é só pela Net Que Ocorre o Cyberbullying, Também Pelas Máquinas Fotográficas, pelo Celular Etc... Mais Acho Que Quem Faz isso é um sem Coração e Também Alguém que Não Tem O que fazer!!..♫  Xauzinhooo☺

Por José Danrlei Gomes (8ª C)

Eu acho a prática do CYBERBULLYING uma coisa péssima para a nossa sociedade e além de ofender uma pessoa, isso acaba ocasionando um problema psicológico e emocional, que pode acarretar sofrimento e insegurança do cidadão. O CYBERBULLYING como o próprio nome já diz é uma prática na internet, que nada mais é do que uma rede mundial de comunicação, que pode ocasionar uma maior e mais rápida divulgação desse problema!

Por Joice (8ª C)

Isso é uma covardia que as pessoas fazem. Elas deveriam ser presas, porque isso é muito errado.

Por Selton Luiz (8ª C)

Na minha opinião o Cyberbullying é uma sacanagem. Porque tem pessoas que pega foto de outras pessoas pra fazer montagem de mal gosto. O Cyberbullying envolve várias outras coisas: racismo, apelidos e brincadeiras de mal gosto. Por isso, não acho certo!!

Por Juliana Silva (8ª C)

O CYBERBULLYING É UMA COISA MUITO IDIOTA, DE GENTE QUE NÃO TEM O QUE FAZER. ACHO QUE PESSOAS QUE FAZEM ISSO TEM QUE MORRER. FICA CHATO PARA AQUELAS QUE PASSAM POR ISSO, POIS SÃO EXPOSTAS E OFENDIDAS! VALEU POR ME ESCUTAR UM POUQUINHO BEIJOS...

Por Leticia (8ª C)

O cyberbullying é uma covardia, que acontece em muitas casas, escolas e em muitos outros lugares. Qualquer pessoa pode ser alvo do cyberbullying, basta postar uma foto mais ´´atirada´´ e ter alguém que não goste dela. Quando uma pessoa passa por essa situação, fica sem saber o que fazer, pra onde fugir, aonde se esconder. Os pais nessa hora podem ajudar muito.

Por Nathaly (8ª C)

Eu acho que se fosse com um deles não iriam gostar, pois isso é um ato muito feio e preconceituoso. Um ato humilhante, pois acho que cada um tem seu jeito de ser e ninguém é igual a ninguém.

Por ALUNOS (8ª B)

Por Kaaroline (°B)
O Ciberbullyng é uma ação que prejudica, é que causa polemica, destruir a imagem,, que estraga a imagem e faz a pessoa entrar em depressão, isso meche muito com psicologico da pessoa, pessoas assim não merecem respeito !






Por Gislaine (8ª B)
O Cyberbullying é uma coisa muito desagradável para as pessoas que sofrem com o preconceito de outras. Mas tem gente que procura esse tipo de preconceito.

Por Beatriz Lima (8ª B)
O CYBERBULLYING É UMA PRÁTICA MUITO USADA PARA PREJUDICAR E ATINGIR AS PESSOAS.

Por Leticia e Thais (8ª B)
O Cyberbullyng na minha opinião não é muito legal porque através disso muitas pessoas tem a foto publicada na internet sem saber e muitas das vezes é uma foto indiscreta e através disso até pedófilos veem e começam se comunicar e essa pessoa não conhece. Então sempre devemos tomar cuidado com o modo de tirar fotos, porque pode não ser bom.

Por Alaine Souza ( 8ª B )
O cyberbullying é um ato de prejudicar a imagem de alguém, na verdade é uma ação que alguém que não gosta de outro faz para machucar a pessoa emocionalmente, psicologicamente. Nós temos que tomar muito cuidado, temos que ver os conteúdos que postamos na internet. Porque apartir do momento que você posta alguma coisa na internet o mundo todo está aberto para ver, por isso as pessoas podem roubar fotos, vídeos seus, para poder postar em sites de zoação, na verdade a internet é para nos ajudar e não atrapalhar como está acontecendo !

Por Tatiane (8ª B)
O cyberbullying é muito perigoso, não é uma coisa legal, temos que ter muito cuidado, ele é cheio de preconceito, muitas pessoas sofrem com isso.

Por Murilo (8ª B)
O cyberbulling está espalhado pelo mundo inteiro, colocam fotos, apelidos.

Por Thalles e Tony (8ª B)
Esse texto sobre cyberbullying é muito legal, é importante porque conscientiza as pessoas a não fazer esse tipo de agressão.

Por Max Sousa (8ª B)
Sou totalmente contra cyberbullying, é agressivo demais...

Por Samuel (8ª B)
Eu acho que discutir sobre o cyberbullying vai estar ajudando muitas pessoas que estão sofrendo com esse tipo de agressão. Nós temos que ter a consciência!!

Por Bruno Borges (8ª B)
Bom, o cyberbullying eo bullying são muito cruéis porque eles discriminam as pessoas pela cor ou opção sexual.
Eu não gosto do cyberbullying porque causa sérios problemas nas pessoas afetadas.
O cyberbullying e o bullying estão espalhados pelo mundo todo.

Por Daniel Souza(8ª B)

O CYBERBULLYING É MUITO PERIGOSO, PRINCIPALMENTE PARA PESSOAS QUE SÃO NEGRAS PORQUE OS ALUNOS GOSTAM DE FICAR COLOCANDO APELIDOS PELA COR DELES E ACABAM SENDO MOTIVO DE BRINCADEIRAS E ACABAM MUDANDO DE ESCOLA.  

POR RAFAEL (8ª B)

O CYBERBULLYING É PRATICADO POR ALUNOS QUE GOSTAM DE XINGAR OUTROS ALUNOS E JOGAR PAPEL NOS OUTROS ALUNOS E COLOGAR APELIDOS.

Por ALUNOS (8ª A)

Por Joice Franco de Moura (8ª A)
Cyberbullying pra mim é um falta de respeito com as pessoas, porque suas imagens são expostas no orkut e no msn, essas imagens podem ser alteradas se mostrarem seu corpo e você não sabe quem foi que fez isso com suas imagens; então não devemos por imagens indiscretas, nós temos que ter a consciência, se não as colocarmos o Cyberbullying vai ser dificil de ser praticado. Do contrário, você verá sua foto exposta pro mundo inteiro, podendo sair no jornal, na tv, ser enviado por e-mail, orkut, msn, celular, sms e etc). Então temos que tomar cuidado quando entrar nas redes sociais, principalmente em computadores públicos, quando sair tem que fechar direito, temos que tomar cuidado com o bate-papo, não devemos conversar com pessoas que não conhecemos e nem abrir a webcam para estranhos, pois eles podem praticar o Cyberbullying.
Por Karoline Ap. (8ª A)
O Cyberbullying é um ato muito feio. Pra mim cada um tem que cuidar da sua vida, não ficar pegando fotos para "zoar" com a outra, pra mim isso é uma covardia.
E é muito legal a gente estar aprendendo mais sobre o cyberbullying, pra que a gente espalhe isso e nunca pratique, porque a gente sabe do sofrimento das pessoas.
Por Tamires da Silva (8ª A)
O CYBERBULLYING É UM MEIO DE VIÔLENCIA MUITO PERIGOSO, A DIFERENÇA ENTRE BULLYING E O CYBERBULLYING É QUE O BULLYING É UM MEIO DE VIÔLENCIA QUE A VÍTIMA QUE SOFRE SABE QUEM O COMETEU E O CYBERBULLYING É UM MEIO DE VIÔLENCIA QUE A VÍTIMA SOFRE SEM SABER QUEM O FEZ.
Por Larissa Santos (8ª A)
Bom, eu li sobre o cyberbullying e achei uma grande falta de respeito. Mas mesmo sendo uma grande falta de respeito muitos cometem esse ato para prejudicar o próximo. Mas vamos tentar evitar que isso seja cometido, seguindo as recomendações dadas na aula sobre esse tema.
Por Amanda Moreira (8ª A)
Minha opinião sobre CYBERBULLYING é que não deveria estar tão exposto assim, mas se está exposto é porque todos estão usando demais. As pessoas que estão precisando de um pouco de educação e respeitar o espaço dos outros.....DIGA NÃO AO CYBERBULLYING...
Por Grace (8ª A)
O cyberbullying é um ato de ofensa em que na maioria das vezes o ofendido é exposto de forma abusiva.
Por Juliana Oliveira (8ª A)
Bom, o Cyberbullyng mais uma vez é um jeito novo de ferir as pessoas não fisicamente, mas de outras formas, hoje precisamos tomar cuidado com cada passo e gesto que estamos fazendo pois a tecnologia está cada vez maior, embora não tenha sido feita para servir como um meio de agressão.
Claro que as pessoas que fazem são culpadas, as que colocam fotos pessoais também tem sua parte de culpa, poderiamos viver bem em mundo cheio de amor, mas tudo que acontece no mundo é para ferir as pessoas.
Por Laice Nayane (8ª A)
O cyberbullying é uma pessoa que usa meios de tecnologia como computador, celular e etc. para ofender as pessoas. Às vezes pegam imagens das pessoas e ficam expondo pra todo mundo, fazendo com que essa pessoa fique mal, com vergonha e medo e não passa mais a usar a internet. Devemos tomar muito cuidado com isso.
Por Thairine Brito (8ª A)
O CYBERBULLYING é um fenômeno que acontece não só na Internet mas no dia-a-dia das pessoas por celular, máquinas fotográficas entre outros. Para combatê-lo o melhor seria não se expôr de forma absurda em momento nenhum.
Por Taciely da Silva (8ª A)
O cyberbullying é praticado por pessoas de mau caráter, que não tem bom senso. Não sabe o quanto está prejudicando uma pessoa. Quando uma ação é feita procure não ficar parado, tente achar uma forma de resolver o seu problema.Temos que tomar cuidado com computador, celular e etc. Evite tirar fotos ousadas e postar nesses meios de comunicação. Atenção!
Por Jonathan Souza Santos (8ª A)
O CYBERBULLYING COMETIDO COM A AGRESSÃO POR TRÁS DE UMA MÁQUINA ONDE O INDIVÍDUO AGRIDE OU MACHUCA OUTRA. ESSE ATO DE MACHUCAR AS PESSOAS PELO COMPUTADOR É DE UMA PESSOA COVARDE.
Por Renan (8ª A)
Legal, Eu Acho Que Os Alunos Precisam conhecer o cyberbullying, Mas Nunca O Praticar. DIGA NÃO AO CYBERBULLYING!
Por Ivanildo Teixeira (8ª A)
Eu acho uma falta de vergonha dos alunos por causa da exposição feita pelo cyberbullying.
Por Marcus Vinicius (8ª A)
Eu acho uma falta de vergonha porque as pessoas fazem fotos sensuais, ai os outros colocam em todos os locais, praticando o CYBERBULLYING.
Por Diego (8ª A)
Eu acho uma coisa muito feia, porque pessoas más ficam colocando fotos que as pessoas não queriam e acabam na internet e também tem os apelidos de mau gosto. Diga não ao CYBERBULLYING!!!!
Por Wellington Lima (8ª A)
O cyberbullying é uma agressão virtual, que vem acontecendo com pessoas que se expõem de maneira absurda na Internet ou em qualquer lugar. Para se prevenir devemos não nos expôr nem enviar fotos suas pra outra pessoas.
Por Anderson (8ª A)
Eu acho uma falta de vergonha dos alunos que estão fazendo o cyberbullying!!!
Por Abimael (8ª A)
Isto é uma coisa ruim para quem é alvo do cyberbullying, eu acho que isto é um crime, uma invasão de privacidade!!!.
Por Pedro (8ª A)
Eu acho que isso é uma coisa muito comum hoje em dia, mais acho que deveria ter bem mais campanhas para as pessoas pararem de fazer isso. Para as pessoas que fazem isso é uma diversão mais para as pessoas que sofrem com isso pode se tornar um grande problema...

terça-feira, 11 de maio de 2010

FICÇÃO CIENTÍFICA





AVATAR nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante vindo da Terra embarca numa aventura épica, e acaba lutando para salvar o mundo extraterrestre que aprendeu a chamar de lar.
Adentramos o mundo alienígena através dos olhos de Jake Sully, um ex-fuzileiro naval confinado a uma cadeira de rodas. Apesar do que aconteceu ao seu corpo, Jake continua se sentindo um guerreiro e viaja anos-luz à estação que os humanos instalaram em Pandora, onde a humanidade quer explorar o minério raro unobtanium, que pode ser a chave para solucionar a crise energética da Terra. Como a atmosfera de Pandora é tóxica, foi criado o Programa Avatar, em que “condutores” humanos têm sua consciência ligada a um avatar, um corpo biológico controlado à distância capaz de sobreviver nesse ar letal. Os avatares são híbridos geneticamente produzidos de DNA humano e DNA dos nativos de Pandora, os Na’vi.
Renascido em sua forma avatar, Jake consegue voltar a andar. Ele recebe a missão de se infiltrar entre os Na’vi, que se tornaram um obstáculo à extração do precioso minério. Ocorre que uma bela Na’vi, Neytiri, salva a vida de Jake, o que muda tudo. Jake é acolhido pelo clã de Neytiri, e aprende a ser um deles depois de passar por vários testes e aventuras. O relacionamento de Jake com sua hesitante instrutora Neytiri se aprofunda, e ele passa a respeitar o jeito de viver dos Na’vi, e por fim passa a ocupar seu lugar no meio deles.
Logo ele enfrentará a maior de suas provações, ao comandar um conflito épico que decidirá nada menos que o destino de um mundo inteiro.

Veja Capa do Filme:

Sobre o Projeto

Ficção Científica:

As professoras estão trabalhando com os alunos ficção científica, que é um tema muito interessante e prazeroso. Na sala de leitura, as Professoras Lúcia e Celina estão divulgando o acervo e também, discutindo sobre o assunto. Elas estabeleceram parcerias com alguns professores como os de Língua Portuguesa e Ciências, que estão trabalhando o mesmo tema, dentro de suas disciplinas. Para isso, estão utilizando o filme AVATAR de JAMES CAMERON, que é super atual e possui efeitos especiais maravilhosos. Os professores de Ciências abordaram a questão do desmatamento e preservação ambiental, já os professores de Língua Portuguesa estão desenvolvendo sinopses com os alunos e discutindo a elaboração das mesmas; entre outras coisas.

domingo, 2 de maio de 2010

DATAS COMEMORATIVAS

PÁSCOA

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

As professoras Maria de Jesus e Monalisa
trabalharam os símbolos da Páscoa,
ofertando-os aos seus alunos da 3ª B e 4ª D,
além de confeccionar máscaras de coelho
e distribuir o delicioso chocolate.



Os alunos se divertiram muito
com essa atividade...que tal!!!!

DESFILE DE CIDADE TIRADENTES - 21 DE ABRIL

Cidade Tiradentes Comemora 26 Anos Com Várias Atividades

A Cidade Tiradentes considerada o maior complexo habitacional da América Latina, completou 26 anos no dia 21 de abril, com um calendário repleto de atividades gratuitas. Para homenagear Cidade Tiradentes em seu 26º aniversário, a Subprefeitura Cidade Tiradentes, a Coordenadoria Regional de Educação de Guaianases e Cidade Tiradentes e as Organizações Sociais do distrito, promoveram várias atividades comemorativas, incluindo show musical, desfile cívico, amistoso de futebol de campo, entre outras atrações.
Programação 21/04/2010
– 9:00 horas - Desfile Militar e Cívico -Tema: ‘Tiradentes um Cidadão Brasileiro’
Desfile já tradicional em Cidade Tiradentes, iniciado com cerimônia de hasteamento de bandeiras da Nação, do Estado e do Município, por autoridades presentes, seguido de performance de instituições como Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Tiro de Guerra, Tropa e Canil, Guarda Civil Metropolitana, Desefa Civil, Guarda Mirim, fanfarras e/ou bandas militares, seguido de Patrulhas de Escoteiros, Escolas, Agremiações e Organizações não governamentais.
Local: Av. dos Metalúrgicos, entre as Ruas Santo Rizzo e Igarapé Água Azul.

- 9:30 h - Inauguração do Busto de Tiradentes
Local: Av. dos Metalúrgicos, em frente ao Terminal novo de ônibus.

– 10:00 horas - Inauguração do Centro da Criança e Adolescente Cidade Tiradentes
Local: CCT- Av. dos Metalúrgicos, nº 2255.

– 10:00 horas - Jogo Amistoso
Seleção Brasileira de Masters X Seleção de Master Cidade Tiradentes
Local: CCT- Av. dos Metalúrgicos, nº 370.

- 12h00 às 22h00 - Show promovido pela Rádio Tropical FM
Grupos Revelação e Doce Encontro, além de renomados da MPB e artistas da região.
Local: Final da Avenida dos Metalúrgicos, próx. ao Terminal Velho de ônibus e PA Glória.

fonte: Assessoria de Comunicação

Neste evento, a nossa escola participou com desfile de alunos caracterizados com chapelões representando os prédios da cohab, que foram confeccionados pelo Profº Onézio e demais professores da unidade escolar. A preparação e ensaios ficaram por conta dos Professores de Educação Física Ricardo, Jaqueline e Vanessa, bem como, o acompanhamento ao desfile.

A participação dos nossos alunos e a colaboração dos nossos professores foram ótimas, mesmo num feriado.
É isso ai, para a EMEF ELIAS SHAMMASS resta apenas
se orgulhar desse grupo escolar!!!!!

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

23 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

Para comemorar esse dia tão importante as Professoras Orientadoras de Sala de Leitura - POSL (Celina e Lúcia) tiveram a excelente ideia de estender o espaço da sala de leitura, diferenciando a prática de ler e divulgando parte do acervo da escola. Para isso, colocaram as mesas circulares de sua sala no pátio do 2º andar, com diversos livros distribuídos por temas de interesse dos alunos (HISTÓRIA / ARTE / MÚSICA / QUADRINHOS / CONTOS / POESIA...), além de expôr um baner com inúmeros cordéis, para que eles pudessem ter acesso a uma leitura diferente, além de despertar neles o interesse pelo empréstimo de alguns livros ali expostos para ler em casa. Os demais professores as utilizaram em suas aulas, tornando-as muito mais ricas, e, pelo que vemos nas imagens, os alunos adoraram!!!!!


Ler é um ato, uma arte, um hábito...que deve ser praticado sempre, pois só faz bem a alma!!!!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

giovana dos santos

segunda-feira, 12 de abril de 2010

CYBERBULLYING - Opiniões

Por Profª LÍGIA

Realmente, essa história de se valer de situações vexatórias, constrangendo "colegas" tem se tornado um absurdo. Começou com a prática do BULLYING, casos clássicos de atos repetitivos de agressão física/verbal/social/financeira, que geralmente ocorrem nas escolas, onde ditos valentões batem ou perseguem colegas mais fracos. Agora, com a modernidade e o advento das novas tecnologias, passou a se utilizar as telas digitais (CYBERBULLYING) para a prática dos mesmos atos, com um agravante, tornou-se mais difícil reconhecer o agressor, mas não é impossível, só mais trabalhoso. Por isso, é preciso ficar atento a divulgação de imagens e dados pessoais, para que essa ação simples não torne-se algo aterrorizante!

CYBERBULLYING

Cyberbullying: Fenômeno Sem Rosto

Cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem. - Bill Belsey
O termo é recente e ainda não entrou definitivamente no vocabulário português. Bullying como atos premeditados e repetidos de violência física ou psicológica, praticados para intimidar ou agredir alguém, começa lentamente a entrar nos ouvidos da opinião pública. Cyberbullying permanece na penumbra, num território que só é desvendado quando se pesquisa sobre a matéria ou quando essa prática bate à porta. No cyberbullying recorre-se à tecnologia para ameaçar, humilhar ou intimidar alguém através da multiplicidade de ferramentas da nova era digital. Redes sociais da Internet, sites de partilha de fotos, imagens de celular, gravações MP3, têm servido para desvirtuar a realidade pondo em causa a intimidade e a reputação.
O Cyberbullying promove um sentimento de insegurança e eleva os níveis de ansiedade. Essa sensação de descontrole pode ter sérias repercussões psicológicas e emocionais. O mau-estar pessoal e social associado a este fenômeno é considerável, chegando mesmo a ocasionar problemas de saúde e em casos extremos violência chegando ao suicídio.
Chamamos a atenção para o uso consciente das novas ferramentas digitais e pretende-se com esta discussão desenvolver a consciência cívica dos jovens.

Vamos GALERA DO ELIAS coibir esse tipo de atitude,
que em nada dignifica a pessoa que a pratica!!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

 
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.
Em 2010, poderão participar do concurso professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Tema: “O lugar onde vivo
Com esse tema, a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita. Para o aluno: contribui com o exercício de sua cidadania!
Para o professor: contribui com o desenvolvimento de práticas pedagógicas de melhor qualidade!
Para a comunidade: aproxima as escolas da população local e possibilita o reconhecimento de seus saberes!
Como Participar
Adesão e inscrição – de 02/03 a 14/05/2010
Professores de alunos dos 5º, 6º, 7°, 8º e 9º anos (4ª, 5ª, 6ª, 7º e 8ª séries) do Ensino Fundamental e nas classes de aceleração equivalentes e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Realização das Oficinas

Todas as escolas públicas receberão a Coleção da Olimpíada, enviada pelo Ministério da Educação. Com o material em mãos, os professores deverão desenvolver, em sala de aula, as oficinas propostas. É importante que os professores localizem este material na escola. O período de realização das oficinas em sala de aula é de 2 meses 
Etapas de Seleção

1. Etapa Escolar02/03/2010 até 16/08/2010

As escolas recebem o material da Olimpíada, os professores realizam com os alunos atividades para elaboração dos textos. A escola organiza uma comissão julgadora e envia à Comissão Julgadora Municipal os textos escolhidos. Concorrerá um texto de cada categoria por escola.

2. Etapa Municipal17/08/2010 até 03/09/2010

As Secretarias Municipais recebem os textos enviados pelas escolas, organizam as Comissões Julgadoras Municipais e selecionam até 15 textos por categoria.

3. Etapa Estadual20/09/2010 até 22/10/2010

Os textos selecionados pelas Secretarias Municipais de Educação são enviados
para a Coordenação da Olimpíada, que os encaminha para as Comissões Julgadoras Estaduais, nos 27 estados da federação e no distrito federal. No total, são selecionados até 500 textos semifinalistas.
4. Etapa Regional01/11/2010 a 19/11/2010

Os 500 alunos semifinalistas e seus respectivos professores viajam para uma capital do Brasil, de acordo com a categoria em que estão inscritos. Nessa etapa, participam de atividades culturais e de formação. Na ocasião, os alunos aperfeiçoam seus textos e acontece a Comissão Julgadora Regional. Ao final do encontro, são selecionados até 152 finalistas.
5. Etapa Nacional29/11/ 2010

Acontece um encontro nacional em Brasília para anunciar os 20 vencedores nacionais (cinco de cada categoria).
Premiação

Etapa Estadual

Prêmios para professores e seus alunos autores dos 500 textos finalistas selecionados:
Professor e Aluno: medalha e livros;
Etapa Regional

Prêmios para professores e seus alunos autores dos 152 textos selecionados:
Professor e Aluno: medalha e aparelho de som portátil;
Escola: placa de homenagem.
Etapa Nacional

Prêmios para professores e seus alunos autores dos 20 textos selecionados:
Professor e Aluno: medalha, microcomputador e impressora;
Escola: 10 microcomputadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

Relato de Prática

Os professores autores dos 28 Relatos de Prática selecionados na etapa regional receberão um aparelho de DVD.

fonte:ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site

Participem alunos...os prêmios são ótimos...
mas o que vale mesmo é aproveitar a oportunidade
 para exercer sua cidadania!!!!

OBMEP - 6ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS


6ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP 2010
_____________________________________
Somando Novos Talentos para o Brasil


Apresentação
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
Com sua primeira edição em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano. Em 2009, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
Características:
A OBMEP 2010 é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
Objetivos:
- Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
- Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
- Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas.
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Fases:
Primeira Fase: consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Dessa Fase, participarão todos os alunos inscritos por suas escolas.
Segunda Fase: consiste na aplicação de prova discursiva. Para essa Fase, classificam-se 5% (cinco por cento) dos alunos inscritos, pelas escolas, em cada Nível, com melhor desempenho na 1ª Fase.
Provas:
Diferenciadas por níveis (1, 2 e 3), as provas da Primeira Fase serão realizadas em cada escola inscrita e aplicadas pelos professores dessas escolas, com duração de 2:30 h (duas horas e trinta minutos). A aplicação poderá ser feita em todos os turnos da escola. E serão corrigidas pelos professores das próprias escolas, seguindo instruções e gabaritos elaborados pela Direção Acadêmica da OBMEP.
A Segunda Fase se caracteriza pela aplicação de prova discursiva, diferenciada por níveis (1, 2 e 3), com duração de 3 h (três horas) e serão aplicadas por fiscais/aplicadores selecionados pela Direção Acadêmica para esse fim.
Os alunos selecionados para a Segunda Fase deverão comparecer ao local das provas com documento de identificação e dentro do horário divulgado no calendário oficial da OBMEP.

Premiação:
A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação, com base no resultado das provas da Segunda Fase. As notas da Primeira Fase não são utilizadas na classificação final.
A premiação de alunos totaliza 500 (quinhentas) medalhas de ouro, 900 (novecentas) medalhas de prata, 1800 (mil e oitocentas) medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos.
Professores: serão premiados 127 (cento e vinte e sete) professores. Cada professor premiado receberá:
placa de homenagem;
- coleção de livros escolhida pela Direção Acadêmica da OBMEP.
Escolas: Serão concedidos 1 (um) kit de material esportivo, e livros/vídeos para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências. 
Calendário OBMEP - 2010
________________________________________________
09 de Fevereiro
Abertura das inscrições (exclusivamente no site)
26 de Março
Encerramento das inscrições
08 de Junho 
Provas da 1ª Fase
22 de Junho
Data-limite para envio, pelas escolas, da lista e dos cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase
10 de Agosto
Divulgação dos Classificados com informação das provas da 2ª Fase
11 de Setembro (sábado) 14:30 h (horário de Brasília)
Provas da 2ª Fase
26 de Novembro
Divulgação dos premiados


Galera do Elias vamos participar com dedicação!!!!

PROJETOS DA ESCOLA 2010

A EMEF ELIAS SHAMMASS tem elaborado e colocado em prática alguns projetos que visam ampliar os conhecimentos dos alunos, enriquecer os conteúdos e temáticas das aulas, bem como potencializar o protagonismo dos educandos.
Projetos estes que envolve a comunidade educativa, com a participação de todos.

DIA DO CIRCO


Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo. O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias: falante, malandro, conquistador, com dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.

 Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas

Pensando na data, a escola preparou um verdadeiro espetáculo circense,
com direito a palhaçadas e tudo mais...
embaixo da tenda _ apresentação de alunos e professores,
e, ao redor _ crianças divertindo-se com muitas risadas!!!!!


Armou-se uma verdeira tenda circense...
e com certeza foi o maior espetáulo da terra...
pelo menos nos arredores da EMEF ELIAS SHAMMASS 

Mas o melhor de tudo foi colocar sorrisos nos rostos
das nossas crianças!!!!!

PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

PROERD

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinqüenta estados americanos, e em cinqüenta e oito países. No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

Objetivos

O PROERD é desenvolvido nas Escolas de 1ª a 8ª Séries, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.

O Programa

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
 
A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, constitui a sustentação,  viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.
 fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.